Rede Global de BoP

Click here to edit subtitle

Sobre nós

Em 2000, Stuart L. Hart estabeleceu o primeiro laboratório de aprendizagem na base da pirâmide (BoP), na Universidade da Carolina do Norte. Desde então, ele tem desempenhado um papel importante na catálise e na criação de 18 novos laboratórios de BoP ao redor do mundo.
 
Em 2003, Hart transferiu-se para a Universidade de Cornell e continuou em seu intento de estabelecer as atividades do laboratório de aprendizagem de BoP. Logo, o novo Centro para o Empreendimento Global Sustentável da Johnson School tornava-se uma peça-chave nas iniciativas em BoP. Desde então, tem havido um crescente interesse global em conectar esta rede emergente de laboratórios de BoP.
 
Com isso em mente, o Dr. Hart (juntamente com seus colegas de Cornell) começou a liderar um esforço para a construção de uma ativa e vibrante comunidade de aprendizagem de BoP — uma Rede Global de BoP. Em 2007, o primeiro encontro organizacional ocorreu nos EUA e em 2008 nos Países Baixos. Através destes esforços, o conceito da Rede avançou, definindo o que seria um "negócio de BoP" e estabelecendo uma estrutura inicial de constituição e governança para os membros da Rede Global de BoP.
 
Em 2009, o Dr. Hart convocava o Fórum Global de Cornell de empreendimentos sustentáveis, que reuniu empreendedores de BoP e líderes corporativos de todo o mundo para convergir tecnologia limpa (sustentável) e a pauta de BoP, com novo foco no “Green Leap” (salto verde) e na inovação reversa.
 
Infelizmente, na esteira da crise financeira e recessão, a iniciativa perdeu impulso. No entanto, com o contínuo crescimento das desigualdades, da turbulência social e da degradação ambiental em todo o mundo, a necessidade de uma Rede Global de BoP nunca foi tão grande: ela requer a multiplicação de empresas socialmente inclusivas e ambientalmente sustentáveis  -- para que a economia global recupere seu equilíbrio.
 
A fim de gerar maior dinamismo e acelerar o progresso, o Dr. Hart criou a Enterprise for a Sustainable World (ESW) — uma organização sem fins lucrativos, dedicada a alcançar a sustentabilidade global pelo apoio a corporações enquanto elas se transformam para se tornar empresas sustentáveis. No momento, a ESW está liderando o processo e tomando as medidas necessárias para formalizar a Rede Global de BoP.
 
A Rede Global de BoP convida empreendedores e executivos interessados na criação e disseminação do conhecimento sobre a teoria e a prática de negócios na BoP, e interessados em apoiar a iniciativa, tornando-se membros corporativos. O apoio dos membros ajudará a fornecer os recursos necessários para criar uma plataforma de conhecimento na qual seja possível compartilhar artigos, estudos de caso, pesquisas e informações sobre projetos em iniciativas de BoP, efetivamente gerenciando e expandindo a Rede Global.
 
ESW convida você para se associar e apoiar o nosso esforço no sentido de fortalecer a pauta de BoP. Ajude-nos a tornar a Rede Global de BoP uma realidade. Não resta muito mais tempo.

Nosso time
Dr. Stuart L. Hart is the President and Founder of Enterprise for a Sustainable World. He is also the Samuel C. Johnson Chair in Sustainable Global Enterprise at the Johnson School of Management and Founder of the Center for Sustainable Global Enterprise at Cornell University.
Saiba mais...

Andréa Shpak is the Executive Director of the BoP Global Network, Senior Consultant for ESW and the President of Global Social Impact (GSI), an indendent, non-profit organization focused on the promotion of social and sustainable enterprise in Brazil. Saiba mais...

Fernando Casado Cañeque is the Associate Director for the BoP Global Network. He is a Ph.D. economist and journalist specialized in projects related to economic and sustainable development. Saiba mais...