Rede Global de BoP

Click here to edit subtitle

Perguntas Frequêntes

Untitled Document Sobre inovação na Base da Pirâmide (BoP)

O que é a Base da Pirâmide?

O que são modelos de negócios inclusivos?

O que é um Negócio de BoP?

O que é o Salto Verde "Green Leap" ?

O que é Inovação Reversa?


Sobre a Rede Global de BoP


O que é a Rede Global de BoP?

Por que a Rede Global de BoP foi criada?

Qual é a finalidade da Rrede Global de BoP?

O que é um Laboratório de aprendizado de BoP?

Quando o primeira Laboratório de BoP foi criado?

Quem faz parte dos Laboratórios de BoP?

Onde estão localizados os Laboratórios de BoP?

Como a Rede Global de BoP é mantida?

Quem pode se associar a Rede Global de BoP?

Porque se associar a Rede Global de BoP?

Como me associar a rede Global de BoP?

Quais são os requisitos para se associar?

Como posso participar da Rede Global de BoP sem me associar?

 



Sobre inovação no BoP

O que é a Base da Pirâmide?
A Base da pirâmide (BoP) é um termo demográfico que cobre aproximadamente 4 bilhões de pessoas que vivem com menos de USD $4 por dia na base da pirâmide econômica global. Empresas têm tradicionalmente não considerado este grupo um mercado potencial devido a baixa renda das famílias. Como resultado muitas vezes falta concorrências nas comunidades pobres de renda, o que leva ao que chamamod “penalidade de pobreza”, onde as pessoas pobres, muitas vezes, pagam mais caro por bens e serviços de baixa qualidade. No entanto, aplicando novas tecnologias disruptivas e criando modelos de negócios mais inclusivos, é possível gerar oportunidades inovadoras de novos comercios com enorme potencial para tanto a escala lateralmente como o "trickle up" para o topo.


O que são modelos de negócios inclusivos?
Modelos de Negócios Inclusivos são soluções de negócios sustentáveis que ampliem o acesso a produtos, serviços e oportunidades de subsistência para comunidades de baixa renda. Modelos de Negócios Inclusivos lincam as competências essenciais do negócio para responder directamente às necessidades dos consumidores pobres ou construir laços de benéficos produtivos com produtores pobres. Focando na viabilidade comercial, estes modelos têm demonstrado uma capacidade a serem escalados para envolver milhares e gradativamente milhões de pessoas em comunidades de baixa renda.


O que é um Negócio de BoP?
A rede Global de BoP identificou quatro fatores necessário que devem estar presente para se qualificar um negócio como um negócio de"BoP" dentro do contexto da rede Global.

Primeiro
, nosso foco no que diz respeito a empresas de BoP é em modelos de negócios do setor privado. Enquanto o empreendimento social e modelos de organizaações sem fins lucrativos são importantes, o foco dos parceiros da Rede Global é em modelos de negócios lucrativos para servir a população de baixa renda.

Segundo, a Rede Global é focada em negócios que são transformacional em qualidade, o que significa que eles têm um efeito profundamente positivo nas comunidades que servem. Além de simplesmente "vender um produto", um Negócio de BoP constrói capacidade local e gera  subsistência local. Implícita a isso existe a expectativa de que o negócio irá envolver membros da comunidade local como parceiros para alcançar o maior sucesso.

Terceiro
, Os parceiros da Rede Global acreditam que os impactos ambientais, sociais e culturais deve ser incorporada nas estratégias de negócios do BoP. Deve haver motivação para melhorar a qualidade de vida para a Comunidade; criar simplesmente uma atividade econômica sem levar em consideração o ambiente local, a comunidade ou o impacto cultural não é consistente com o desenvolvimento de empresas de BoP como definido pela Rede Global.

Quarta
, deve haver a aspiração e o potencial de escala e de expandir os negócios além da comunidade inicial ou da região o qual ele foi lançado. Enquanto a inovação local e experiências das organizções sem fins lucrativos são importantes, apenas crescendo e expandindo globalmente os negócios sustentáveis nas comunidades de BoP nós fará progredir mais rápido em direção a um mundo sustentável.


O que é o Salto Verde "Green Leap" ?
Tecnologias limpas emergentes, incluindo as energias renováveis, biocombustíveis, purificação de água no ponto-de-uso, biomateriais, tecnologia da informação sem fio e agricultura sustentável detêm as chaves para resolver muitos dos desafios ambientais e sociais do mundo. Elas representam enormes oportunidades de negócio para as empresas capazes de desenvolver as competências necessárias para efetivamente comercializar o grande salto para as tecnologias verdes.

Como as tecnologias limpas são quase sempre desrruptivas em caráter, muitas vezes a BoP é o melhor lugar para concentrar a atenção na comercialização inicial. As 20.000 pequenas cidades da China e as 600.000 aldeias na Índia representam uma oportunidade como essa. Ao contrário do modelo tradicional de industrialização rápida, que depende muito das tecnologias convencionais (insustentável), esta nova abordagem de desenvolvimento procura impussionar  o crescimento através da incubação e comercialização rápida das tecnologias verde (sustentável) do futuro.

Até agora a maioria dos esforços têm sido focados em conduzir as tecnologias limpas para mercados "desenvolvidos" no topo da pirâmide econômica, muitas vezes com pouco resultado. Levando em conta o seu tamanho, o crescimento e o potencial das tecnologias limpas na base da pirâmide, a BoP oferece o perfeito "laboratório" para incubar a estratégia do salto verde. O desafio é associar a tecnologia avançada do "mundo rico", com o empreendedorismo e foco na comunidade de BoP. A chave é aprender a construir com base nosantigos fundamentos e conhecimento local.

Criando um "grande convergência" da tecnologia limpa na base da pirâmide, China, Índia, África, América Latina e outras comunidades carentes em todo o mundo pode se tornar o terreno fértil para a revolução do salto verde e para o benefício de todos. A BoP oferece a melhor oportunidade para inovadores demarcarem o futuro em toda a gama de novas tecnologias limpas. Mais detalhes podem ser encontrados no artigo "Taking the Green Leap."


O que é Inovação Reversa?
Inovação reversa é uma estratégia para desenvolver modelos de negócios inovadores que primeiro atender as necessidades da população de baixa renda na base da pirâmide econômica e, depois escalar para o meio e o topo da pirâmide e eventualmente para o mundo industrializado.
Normalmente, as empresas iniciam seus esforços de globalização removendo caracteristicas caras dos produtos existentes e tentam vender esta versao basica do produto nos paises em desenvolvimento. Esta abordagem, infelizmente, não é muito competitiva e tem como alvo apenas os segmentos mais ricos da sociedade desses países em desenvolvimento. Inovação reversa, por outro lado, leva a produtos que são criados localmente nos países em desenvolvimento, testados nos mercados locais e se bem sucedidos, são adaptados para serem vendos e distribuidos nos países desenvolvidos (trickle up).

O especialista em sustentabilidade global, C.K. Prahalad defendeu que há cinco formas em que a países em desenvolvimento com recusos limitados podem liderar nações ricas: 1) acessibilidade, 2) adopção rapida de tecnologia “leapfrog”, 3) ecossistemas de serviço, 4) sistemas robustos, e 5) aplicações Add-on. Estas privações muito são catalisadores de inovação reversa.
Exemplos de inovação reversa podem ser encontrados em várias indústrias e geografias:

· Nokia está testando novos modelos de negócios em anúncios de classificados no Quênia; criou também novos recursos em seus telefones portáteis vendidos nos EUA, com base em observações de como os telefones são compartilhados em Gana.

· Microsoft está criando novos serviços de aplicativos para telefones simples que permitem que os usuários com dispositivos que nao sejam smartphone, acessarem sites como Twitter e Facebook. Construído para os mercados da Índia e África do Sul, existe um potencial surpreendente destas aplicativos como uma plataforma de computação em nuvem de baixo custo.

· GE está agora vendendo nos Estados Unidos uma máquina de eletrocardiógrafo ultraportátil com valor 80% menor que produtos similares. O equipamento foi originalmente construído pela GE Healthcare para médicos na Índia e na China.

· Tata Motors está planejando vender uma versão atualizada do Tata Nano em mercados ocidentais; é o chamado Tata Europa.

· Procter & Gamble descobriu que um remédio para resfriado a base de mel desenvolvido no México também tinha um mercado rentável na Europa e Estados Unidos.


Sobre a Rede Global de BoP

O que é a Rede Global de BoP?
Uma das respostas a alguns dos maiores desafios da humanidade pode ser encontrada através da colaboração e inovação sustentável e inclusiva. A Rede Global de BoP foi criada para reunir os líderes mundiais para compartilhar conhecimentos e divulgar informações sobre a teoria e a prática de negócios sustentáveis na base da pirâmide econômica.

Em vez de usar metodologias tradicionais de assitência para ajudar os pobres e melhorar sua qualidade de vida, nós estabelecemos laboratórios de aprendizado em BoP que promovem pesquisa e desenvolvimento de métodos de negócios empresariais. Esses laboratórios compõem a Rede Global de BoP


Por que foi criada a rede Global BoP?
Propor soluções sustentáveis para novos desafios globais que estão aumentando em complexidade é de importância crítica. A rede Global de BoP acredita que há uma necessidade urgente de desenvolver uma plataforma de investigação verdadeiramente global dedicada a identificar, testar e promover formas eficazes para aliviar a pobreza através da criação de empresas de negócios sustentáveis.

O objetivo é estimular novas empresas que sejam economicamente competitivas, ambientalmente sustentáveis e culturalmente apropriadas. A rede Global de BoP procura desenvolver e implementar soluções “win-win” que abrem oportunidades novas para a criação de valor de negócios, ampliando simultaneamente o desenvolvimento das pessoas e comunidades mais pobres do mundo.


Qual é a finalidade da rede Global de BoP?
O principal objetivo da Rede Global de BoP é catalisar a colaboração transfronteiriça e promover pesquisas inovadoras e multidisciplinares que identificam, geram e avaliam soluções de negócios que adresam as causas da pobreza global e suas implicações multi-dimensional.


O que é um laboratório de aprendizado BoP?
Cada um dos Laboratórios de BoP é um consórcio de empresas, ONGs, empresários, organizações multilaterais e acadêmicos trabalhando para descobrir, desenhar e implementar soluções de negócios para aliviar a pobreza global.


Quando o primeiro Laboratório de BoP foi criado?
O primeiro Laboratório de Aprendizagem BoP começou nos Estados Unidos como um consórcio de empresas, ONGs, empresários, organizações multilaterais e acadêmicos que trabalham para descobrir e implementar soluções de negócio à pobreza global. Estabelecido em 2000, cresceu através da pesquisa e escritos do Dr. Stuart Hart na década de 1990. Seu artigo fundamental, "A Fortuna na Base Pirâmide," em co-autoria com C.K. Prahalad, forneceu a base intelectual para uma agenda de negócios focada em melhorar as vidas de aproximadamente 4 bilhões de pessoas no mundo que vivem com menos de 4 dólares por dia.


Quem faz parte dos laboratórios de aprendizagem BoP?
Hoje, a rede Global de BoP tornou-se uma comunidade vibrante de acadêmicos e profissionais em 18 países que se dedicam à criação e dissimanção de conhecimento sobre a teoria e a prática de criação de negócios sustentáveis na base da pirâmide econômica. Lista detalhada de todos os laboratórios aqui


Onde estão localizados os laboratórios de BoP?
Os Laboratórios de BoP estão localizados nos quatro continentes em 20 países, veja mapa abaixo.

mapa



Como a Rede Global de BoP é mantida?
O desenvolvimento da Rede Global de BoP está sendo apoiada pelo nossos Patrocinadores Fundadores. Este apoio inicial está sendo fundamental para nos ajudar na transição da Rede Global de BoP para sua autossuficiência econômica. Espera-se que a medida que os Laboratório de BoP desenvolam mais programas, expandindo suas bases de financiamento, eles contribuam com recursos financeiros suficientes para suportar uma parte significativa das actividades da Rede Global de BoP. Um dos objetivos básicos da rede Global de BoP é envolver empresas multinacionais, buscando alinhar suas operações globais em torno de conceitos de BoP. Além da associação, outras fontes de receitas incluem bolsas de pesquisa, publicações, workshops, webinars e capacitação.


Quem pode participar da rede Global de BoP?
Empresas, ONGs, empresários, organizações multilaterais e acadêmicos trabalhando para descobrir e implementar soluções de negócios inovadoras para a pobreza global são bem-vindos para se tornarem membros da Rede Global de BoP. Os membros podem representar uma vasta gama de sectores; incluindo a energia, agricultura, saúde, serviços financeiros, comunicação móvel e tecnologia da informação, fábricas e indústria de extrativismo. Além disso, convidamos organizações que:

  • Procuram desenvolver e implementar soluções “win-win” que abrem novas oportunidades para a criação de valor de negócios enquanto simultaneamente, ampliando o desenvolvimento das pessoas e comunidades mais pobres do mundo.
  • Estão interessados em desenvolver modelos de negócios lucrativos para servir os pobres.
  • Estão interessamos em construir as capacidades locais e desenvolvendo os meios de subsistência locais, envolvendo membros da comunidade local como parceiros para alcançar o sucesso.
  • Acredita que os impactos ambientais, sociais e culturais devem ser incorporados na estratégias de negócios de BoP.
  • Aspire construir o negócio além da comunidade inicial ou região de origem.



Por que se associar à rede?
O objetivo da Rede Global de BoP é catalisar a colaboração transfronteiriça e promover a pesquisa inovadora emultidisciplinar que identificam, geram e avaliam soluções de negócios que adresem as causas da pobreza global. O objetivo é estimular novas empresas que são economicamente competitivas, ambientalmente sustentáveis e culturalmente apropriadas.
Para alcançar essa meta a rede irá fornecer uma plataforma global onde empresas, ONGs, empresários, organizações multilaterais e acadêmicos podem trabalhar colaborativamente para descobrir, testar e promover formas eficazes para aliviar a pobreza através da criação de empresas de negócios sustentáveis. Benefícios para os membros incluem:
Rede de alta visibilidade:

  • Ser parte de uma Rede Global que representa inovação, impacto e liderança.
  • Oportunidades para apresentar  iniciativas em eventos de alto nível globais e através dos materiais de marketing, cobertura de media e site  da Rede Global.
  • Interação com lideres e especialistas de diversos setores da Rede

Pesquisa baseada em ação com a comunidades

  • Participar ativamente em colaboração e conversas globais.
  • Participar em treinamento on-line e diálogos virtuais em area reservada para membros.
  • Oportunidades para compartilhar conhecimentos e melhores práticas.
  • Validação e desseminação dos resultados de iniciativa em eventos anuais, globais.

Desenvolvimento de iniciativas

  • Adotar e desenvolver novas empresas de negócios em BoP.
  • Criar novos mercados de trabalho com as comunidades de BoP.
  • Redesenhar o desenvolvimento de produtos e criar novos produtos e serviços para a base da pirâmide.
  • Implementar metodologias inovadoras para o desenvolvimento de novos negócios.
  • Divulgar e desenvolver conscientização sobre estudos de caso de sucesso.
  • Promover ambientes propícios para negócios inclusivos entre os decisores políticos.
  • Catalisar uma agenda de pesquisa aplicada usando modelos de negócios inclusivos que ajudam a alcançar o progresso para todos.
  • Pesquisa e experimentação para reduzir a pobreza através da inovação, empreendedorismo e criação de novo mercado que enfatizam a tecnologias disruptivas e modelos de negócios.
  • Desenvolva modelos de acompanhamento e avaliação que ajudem as empresas a controlar e quantificar o impacto de suas atividades sobre o triple bottom line.
  • Orientação no desenvolvimento de modelos de medição de resultados que capturarem o impacto de iniciativas.


Como se associar a rede Global de BoP?
Para aderir à Rede Global de BoP, você deve ser uma corporação, ONGs, empresários, organizações multilaterais ou acadêmico trabalhondo para descobrir e implementar soluções de negócios para a pobreza global.

Você deve concordar com os Princípios e Finalidades da Rede Globaleprecisava se comprometer com aos Quatro Fatores necessários para se qualificar como um "Negócio de BoP" dentro do contexto da Rede Global de BoP.
Processo de seleção de novo membro:

A inclusão de novos membros é de responsabilidade do Conselho de Governança da Rede de BoP. Eles avaliam as aplicações para assegurar os pre-requisitos exigidos para se associar a Rede Global. Uma vez aprovado, a entidade imediatamente fará parte da rede.
Se você está interessado em se tornar um membro, ou gostaria de obter mais informações, por favor preencha o Formulário de inscrição on-line


Quais são os requisitos para se associar?
Empresas, MNC, ONGs, empresários, organizações multilaterais ou acadêmicos trabalhando para descobrir e implementar soluções de negócio para reduzir a pobreza global estão convidados a fazer parte da Rede Global de BoP, mas devem:

  • Concordar em seguir o conjunto de Princípios e Propósitos .
  • Comprometer-se com os Quatro Fatores necessários para se qualificar como um "Negócio de BoP"
    • Focar em modelos de negócios do setor privado.
    • Focar em negócios que são transformacionais.
    • Consideração de impactos ambientais, sociais e culturais.
    • Aspiração e potencial para escalar e propagar.



Como posso participar da Rede Global de BoP sem me associar?
Promovendo a pesquisa inovadora e multidisciplinar que identificam, geram e avaliam soluções de negócios que abordem as causa da pobreza global e sua implicaçção multi-dimencional é um grande desafio e requer o apoio de todos. A Rede Global de BoP está interessada se engajar com indivíduos e organizações (público, privado, social e academico) para promover esses objetivos. Formas de participação:

  • Juntando-se a Rede Global de BoP: se você concorda com as informações compartilhadas nas sessoes Quem pode se associar a Rede Global de BoPe com  Requisitos para se associar, nós convidamos você a fazer parte da Rede e se juntar a nós no esforço de fornecer soluções para a pobreza global, preenchendo a Aplicação Online.
  • Promovendo o trabalho da Rede Global de BoP:  Independentemente de ser um indivíduo, uma rede ou de uma organização, voce pode se envolver nos ajudando a promover, distribuir e divulgar as necessidades da BoP e as soluções que a Rede Global de BoP propõe para as questoes da pobreza mundial através de tecnologia limpa e negócios inclusivos.
  •  Financiando actividades específicas da Rede Global de BoP: voce também pode se envolver ajudando organizar e financiar webinars, oficinas de formação, conferências e seminários, bem como para produzir publicações para desseminar o trabalho da Rede Global de BoP e promover com a gente, inovação para o BoP.
  •  Solicitando o suporte da rede Global de BoP: Se você é uma corporação ou um governo interessado em desenvolver uma estratégia de BoP para sua organização, nos procure para que possamos lhe fornecer suporte e ferramentas para ajudá-lo a projetar e implementar a transição para resultados mais inclusivos e sustentáveis.